terça-feira, 26 de junho de 2012

Hipercolesterolemia: "Colesterol alto"

Olá seguidores,

Vemos a cada dia, um aumento no número de pessoas que apresentam níveis de colesterol elevado estando o colesterol total acima do recomendado, assim como o LDL- também conhecido como "colesterol ruim" e baixos níveis de HDL- também conhecido como "colesterol bom".
O aumento nas taxas sanguíneas do colesterol, pode ser um fator genético porém, isso ocorre em apenas 5% dos casos. Nos outros 95%, o principal fator é alimentação! O consumo excessivo de alimentos ricos em colesterol aumentam os níveis de colesterol mas acreditem, hoje se sabe que os alimentos que mais alteram a produção dessa gordura e consequentemente o nível sanguíneo, são os alimentos ricos em carboidratos refinados e açúcares e alimentos ricos em gordura saturada e trans! São eles: massas brancas, pães, bolos, doces, produtos de padaria, bolachas recheadas, biscoitos, sorvete, etc.
Níveis alterados de colesterol, podem trazer consequências graves ao organismo. Essa gordura livre, quando oxidada no sangue, forma as placas de gordura na artéria, levando futuramente a uma arteriosclerose, comprometendo o fluxo sanguíneo nas artérias, podendo ocasionar então doenças como: trombose, infarto e AVC.
Como tratar então esse colesterol alto?
Além das mudanças na qualidade da dieta como: com a redução no consumo de carboidratos refinados, substituindo pelos integrais, diminuição no consumo de gordura saturada e trans, alguns alimentos funcionais também são bem vindos, para auxiliar na redução mais rápida e efetiva do colesterol.
Podemos listar alguns alimentos principais:
- Sardinha e outros peixes e linhaça: Ricos em omega 3, essa gordura é essencial para reduzir os níveis de colesterol. Os peixes devem estar na alimentação, pelo menos 2 vezes na semana. Já a linhaça pode ser incluída diariamente na alimentação.
- Alho: Possui substâncias que agem no fígado, auxiliando na redução do colesterol. Deve ser consumido cru na alimentação para que tenha este efeito.
- Azeite de oliva: Rico em ômega 9 e polifenóis, também é um alimento maravilhoso, e protetor de artérias. Ajuda a aumentar também o HDL.
- Uva: Mais precisamente o vinho tinto ou suco integral da uva. Possuem potentes antioxidantes, que auxiliam na proteção contra oxidação do colesterol livre no sangue, protegendo as artérias.

Para saber mais, e tratar de forma individualizada o seu caso, agende uma consulta no Instituto RV!

Nenhum comentário: